Recentemente a empresa Amazon lançou o serviço de assinatura chamado Alexa Together, projetado para ajudar os cuidadores a fornecer suporte remoto para seus pacientes e pessoas que precisam de algum auxílio. O serviço adiciona novos recursos de assistência de emergência e detecção de quedas 24 horas por dia, 7 dias por semana. Também é possível ter acesso ao check-in diário do paciente, informando os responsáveis por meio do aplicativo.
O novo serviço permite que até dez pessoas forneçam suporte remoto a uma única pessoa, aumentando a probabilidade de alguém responder imediatamente a um alerta ou notificação. Outros recursos de destaque do Alexa Together permitem que os membros da família definam lembretes, criem listas de compras, toquem músicas e leiam as notícias em voz alta para seus entes queridos sem precisar visitá-los fisicamente.
Todos os recursos que fazem parte da assistente foram criados para dar suporte aos profissionais de saúde e ao dia-a-dia de idosos a fim de manter os pacientes conectados,
informados e entretidos. Para personalizar mais a experiência de utilizar a nova versão da Alexa, os administradores podem comunicar informações relevantes, como horários de atividades e menus de refeições. Também é possível fazer anúncios, chamadas de voz e vídeo, bem como mensagens diretas para outros dispositivos habilitados para Alexa na propriedade.
Em conjunto com o Alexa Together, a empresa também criou o Alexa Care Hub, sistema semelhante ao Together, que contém facilidades para o dia a dia, porém com a adição de ligações para cuidadores e familiares no meio da noite, além de solucionar pedidos feitos pelos usuários.
A facilidade de utilização dos assistentes de voz, quando comparados a smartphones e computadores, é notável, tornando estas tecnologias mais interativas e acessíveis. Outras soluções, como o Google Nest, também já fazem sucesso com o público sênior. Mais do que ouvir músicas ou notícias, elas trazem benefícios sociais, como videochamadas com amigos e parentes, e de saúde, como os lembretes de consultas médicas e horários para uso de medicamentos.
Empresas como a Amazon e a Google conseguiram ver com outros olhos o mercado, fazendo com que o novo serviço se adaptasse às pessoas que precisam de algum tipo de ajuda em tarefas do dia a dia, facilitando a vida delas, incluindo os idosos que precisam ser monitorados.